segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Um fim de semana Olímpico na Capital.

A chama olímpica, Vancouver 2010, percorreu no último fim de semana a região d’Ottawa e trouxe o fogo olímpico para esquentar o início do inverno na região.

A tocha Olímpica chegou a Ottawa no último sábado (12), iniciando as cerimônias na Capital. O Prefeito da Capital, Larry O’Brien, presidiu as festividades que começou com o asteamento da bandeira do Jogos Olímpicos de Inverno Vancouver 2010. Por volta das 2:15 p.m, a chama olímpica foi apresentada a população local, no Marion Dewar Plaza, trazida por atletas olímpicos e autoridades locais.

O ponto fraco da cerimônia na Prefeitura de Ottawa foi o fato da cerimônia ter sido realizada “in English only”. Fato este, que causou certo constrangimento aos francófonos presentes nas festividade. Porém, logo após a celebração, o Prefeito Larry O’Brien fez questão de se desculpar a comunidade francófona. “Eu vou discutir a questão do bilingüismo com os organizadores e peço perdão aos francófonos d’Ottawa e posso assegurar que essa cena não se reproduzirá mais”.

Mas tarde, cerca de 10.000 pessoas estiveram presentes na chegada do fogo olímpico aos prédios do Parlamento, na rua Wellington. Ao som de muita música e mais de 300.000 luzes de Natal, o ex-jogador dos Senators, Joé Juneau, acendeu a pira Olímpica que ficará exposta na frente da sede do governo canadense, provocando delírio ao público presente.

Durante todo o domingo as festividades olímpicas continuaram em Ottawa, onde a tocha percorreu a região oeste da capital, passando por Nepean, Kanata, Carleton Place e Almonte.

Hoje, durante o 46º dia de viagem da tocha olímpica pelo Canada, a chama olímpica irá percorrer cerca de 350 km, saindo de Ottawa, percorrendo outras 13 comunidades, até chegar por volta da 6:20 p.m a cidade de Kingston.

Em pouco menos de 60 dias a chama olímpica deverá chegar a Vancouver, onde no próximo dia 12 de fevereiro, ocorrerá a Cerimônia de abertura dos jogos Olímpicos de inverno de 2010.

Um comentário:

  1. Victor, meus parabéns! Você está bem informado, hein, rapaz! Isso é muito bom! Fiquei muito feliz com o seu texto! Parabéns!

    ResponderExcluir

Perfil - Victor Souza